• Dr. Rafael Noronha Cavalcante

O que são varizes de membros inferiores e como tratá-las?

Atualizado: 15 de mar.


O que são varizes?

Varizes são veias permanentemente dilatadas e tortuosas, com alterações definitivas de suas propriedades funcionais e anatômicas, o que pode levar a quadros que variam desde um leve desconforto até dor, edema e úlceras nas pernas.


O tratamento das varizes depende de alguns fatores:


Teleangiectasias e veias reticulares: Conhecidas popularmente como “vasinhos”, as teleangiectasias são pequenos vasos observados usualmente nas pernas, de diâmetro inferior a 1 mm. As veias reticulares são um pouco maiores, com cerca de 1 a 3 mm de diâmetro e muitas vezes servem como nutridoras das teleangiectasias. Geralmente podem ser tratadas por meio de escleroterapia, que consiste na aplicação com seringa e agulha de substâncias esclerosantes no interior do vaso com a finalidade de obliterá-lo.


Varizes: As varizes propriamente ditas são vasos dilatados e tortuosos, usualmente com mais de 4 mm diâmetro e que podem causar desde incômodo estético até edema e ulceração nas pernas. Existem diversos tratamentos disponíveis para as varizes de membros inferiores. O tratamento ideal para cada caso deve ser indicado após avaliação clínica adequada. Dentre estas modalidades de tratamento para varizes, destacam-se:


  • Tratamento Clínico: com medicamentos específicos e uso de meia elástica.


  • Escleroterapia com Espuma: utilizada em alguns casos de veias de médio e grande calibre. O procedimento é realizado através da injeção do agente esclerosante no interior do vaso, por meio de punção guiada por ultrassom.

​​

  • Cirurgia Convencional de Varizes: é o método mais realizado para o tratamento de varizes de membros inferiores. É realizado através de pequenas incisões na pele para retirada das veias tributárias varicosas, associado ou não à fleboextração ou ablação endovenosa da veia safena.

​​

  • Cirurgia de Varizes a Laser ou Radiofrequência (ablação endovenosa): são os tipos mais modernos de tratamento e podem ser realizados quando há acometimento de veias tronculares, como a veia safena. Nestas modalidades, não há necessidade de se retirar a veia safena – a veia é obliterada pelo calor do laser ou da radiofrequência. É um método menos invasivo de cirurgia, com menos dor pós-operatória e que possibilita um retorno mais precoce às atividades habituais.

O tipo ideal de tratamento depende de cada caso e deve ser definido após uma avaliação individualizada da realidade de cada paciente.


Quem somos?


O Dr. Rafael Noronha é Cirurgião Vascular, com especialização em Cirurgia Endovascular e Radiologia Intervencionista, atuando na área há mais de 10 anos. Tem uma atuação voltada para procedimentos minimamente invasivos e ampla experiência com o tratamento de varizes de membros inferiores.


Possui uma formação diferenciada, com Doutorado pelo Hospital Albert Einstein, residência de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC FM-USP) e estágio no Hospital St. George's, em Londres.


Apresenta título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e título de Especialista em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).


É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e membro da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE).


O Dr. Rafael é presença frequente como palestrante em congressos e foi Presidente do Congresso da SOBRICE em 2019. É autor de mais de 30 artigos científicos publicados em revistas internacionais, diversos capítulos de livro e editor do volume de Cirurgia Endovascular da coleção de livros da SOBRICE.


No momento, estamos atendendo consultas presenciais ou por telemedicina.

Para agendamento de consultas, por favor entre em contato, será um prazer poder ajudar!

Telefone (11) 94529-6697 ou (11) 2096-5616

WhatsApp (11) 94520-6697​



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo