• Dr. Rafael Noronha Cavalcante

Embolização do Mioma Uterino

Atualizado: 12 de abr.


O mioma uterino é o tumor benigno mais comum do aparelho reprodutivo feminino, acometendo de 70-80% das mulheres aos 50 anos de idade. Alguns dos principais fatores de risco para os miomas uterinos são: nuliparidade, obesidade, hipertensão, menarca precoce, menopausa tardia, história familiar, idade e afrodescendência.


A maioria dos miomas (70% dos casos) são assintomáticos e identificados ao realizar exames de imagem por outras causas. Esses miomas que não causam nenhum sintoma não necessitam de tratamento.


Dentre as pacientes que apresentam sintomas, os principais são:

  • Sangramento uterino aumentado

  • Dor pélvica crônica

  • Sintomas compressivos: constipação e incontinência urinária

  • Infertilidade


Estudos demonstram que em mulheres com miomas, esses sintomas podem levar a alterações emocionais, como angústia, ansiedade e depressão, prejudicando a qualidade de vida da paciente e de sua família.


Dentre os tratamentos disponíveis para os miomas sintomáticos, entre os mais realizados, temos o tratamento medicamentoso, a miomectomia (cirurgia para remoção dos miomas), a histerectomia (cirurgia onde há retirada do útero) e a embolização das artérias uterinas.


A embolização das artérias uterinas é uma opção minimamente invasiva aos procedimentos cirúrgicos convencionais. Hoje em dia mais de 25.000 embolizações de artéria uterina são realizadas anualmente em todo mundo.


A candidata ideal para embolização é a paciente com mioma uterino sintomático e que deseja manter o seu útero ou deseja evitar um procedimento cirúrgico.


Os resultados esperados para a embolização são:

  • Eliminação do sangramento uterino em mais de 90% das mulheres

  • Redução dos sintomas compressivos em cerca de 90%

  • Redução do tamanho dos miomas em 50-60%

  • Redução do tamanho do útero em 40-50%


O procedimento é realizado por meio de cateterismo. Inicialmente o acesso é feito por punção da artéria femoral, na virilha, ou da artéria radial, no punho. O cateter é progredido até as artérias uterinas, que nutrem o útero e os miomas e então é realizada a embolização, que é a injeção de pequenas partículas esféricas visando ocluir os vasos que irrigam os miomas.


As vantagens da embolização do mioma uterino são:

  • Caráter minimamente invasivo, por cateterismo, sem necessidade de uma cirurgia de maior porte

  • Bons resultados no controle dos sintomas

  • Menor tempo de internação

  • Menor tempo de recuperação para retornar às atividades habituais

  • Menor incidência de complicações graves

  • Possibilidade de preservar o útero e manter a fertilidade


Quem somos?


O Dr. Rafael Noronha é Cirurgião Vascular, com especialização em Cirurgia Endovascular e Radiologia Intervencionista, atuando na área há mais de 10 anos. Tem uma atuação voltada para procedimentos minimamente invasivos e ampla experiência com embolização do mioma uterino.


Possui uma formação diferenciada, com Doutorado pelo Hospital Albert Einstein, residência de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC FM-USP) e estágio no Hospital St. George's, em Londres.


Apresenta título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e título de Especialista em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e membro da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE).


O Dr. Rafael é presença frequente como palestrante em congressos e foi Presidente do Congresso da SOBRICE em 2019. É autor de mais de 30 artigos científicos publicados em revistas internacionais, diversos capítulos de livro e editor do volume de Cirurgia Endovascular da coleção de livros da SOBRICE.


No momento, estamos atendendo consultas presenciais ou por telemedicina.

Para agendamento de consultas, por favor entre em contato, será um prazer poder ajudar!

Telefone (11) 94529-6697 ou (11) 2096-5616

WhatsApp (11) 94520-6697


994 visualizações0 comentário