Embolização do Mioma Uterino

 

O mioma uterino está entre os tumores benignos mais comuns do trato reprodutivo da mulher na pré-menopausa. Acredita-se que 70 - 80% das mulheres podem apresentar miomas uterinos ao longo de suas vidas e que cerca de metade delas irão apresentar sintomas relacionados.

 

Apesar de ser um tumor benigno, o mioma uterino pode causar sintomas importantes, comprometendo a qualidade de vida da paciente. Dentre os principais sintomas estão: sangramento menstrual aumentado ou prolongado, dor pélvica crônica, dor nas relações sexuais, infertilidade, constipação e sintomas urinários. 

 

O tratamento do mioma uterino está indicado quando causa sintomas importantes e que atrapalham a qualidade de vida da mulher. 

Existem diversas opções de tratamento para o mioma uterino, desde o tratamento conservador, com uso de medicamentos para melhorar os sintomas, cirurgias como miomectomia e histerectomia e procedimentos menos invasivos, como a embolização das artérias uterinas . 

A embolização do mioma uterino (EMUT) é um tratamento minimamente invasivo (cirurgia sem cortes) com baixos riscos de complicações e alta eficácia, que possibilita a melhora dos sintomas ao mesmo tempo que preserva o útero.

 

A EMUT é realizada por meio de cateterismo da artéria femoral, punção na virilha. E, através de um microcateter (minúsculo tubo flexível de 2 milímetros de diâmetro) e sob orientação de um aparelho de raio X, são injetadas as microesferas (agentes embolizantes feitos de polímeros sintéticos, que possuem tamanho de grãos de areia) na circulação arterial do útero, com o objetivo de reduzir a sua circulação e promover a redução do tamanho dos miomas.

 

É esperado que após a embolização haja redução de cerca 50-60% do tamanho dos miomas e redução do volume do útero em torno de 40-50%. Cerca de 90% das pacientes apresentam melhora dos sintomas.

As vantagens da embolização do mioma uterino é seu caráter minimamente invasivo, curto período de internação (geralmente um dia), curto tempo de recuperação e retorno às atividades, elevada eficácia em tratar os sintomas e a possibilidade de preservar o útero.  

CONTATO

Rafael Noronha Cavalcante

CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR

RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Atendimento:
 
CAVA - Centro avançado de cirurgia endovascular e radiologia intervencionista

Avenida Paulista 91, sala 909

Bela Vista, São Paulo

Contato:

Telefone: (11) 2096-5616

Celular/WhatsApp: (11) 94520-6697

Email: contato@cavaendovascular.com

CONSULTAS PRESENCIAIS OU POR TELEMEDICINA

AGENDE SUA CONSULTA POR TELEFONE, WHATSAPP OU EMAIL

  • Linkedin
  • Instagram