Doença Arterial Obstrutiva Periférica

 

A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) caracteriza-se por estreitamentos nas artérias dos membros inferiores acarretando redução do fluxo de sangue e conseqüentemente de nutrientes e oxigênio para as pernas e pés.

 

Tem como principal causa a aterosclerose, que é definida como um acumulo de gordura na parede arterial, causada por diversos fatores de risco incluindo hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, dislipidemia, idade avançada, obesidade, entre outros.

 

Nos estágios iniciais a DAOP pode ser assintomática, porem tem como sintoma característico a claudicação intermitente, que seria dor ou fraqueza muscular que aparece com o esforço físico e tem melhora importante apos parada da atividade. Com o avançar da doença o paciente pode apresentar dor muscular mesmo no repouso ou feridas nos pés.

O diagnostico da doença é essencialmente clínico, através da história e do exame físico, por isso a consulta com o especialista é de grande importância. Exames complementares podem ser solicitados a critério do cirurgião vascular, como: ecocolor doppler arterial, angiotomografia, arteriografia, entre outros.

 

O tratamento deve ser realizado em diversas frentes e é dividido em clínico e cirúrgico:

 

  • Tratamento clínico: é composto por mudanças no estilo de vida, exercícios físicos supervisionados, controle rigoroso dos fatores de risco, cessação do tabagismo e uso de medicações específicas.

 

  • Tratamento cirúrgico: existem diversas técnicas cirúrgicas, que geralmente são indicadas para os estágios mais avançados da doença e incluem a endarterectomia e os enxertos vasculares.

 

  • Tratamento endovascular: é o método mais moderno de tratamento e aquele que usualmente é indicado inicialmente nos casos graves, onde é necessária revascularização. Consiste no uso de técnicas minimamente invasivas como angioplasia e implante de stents, permitindo uma resolução do quadro clinico com menor tempo de internação e retorno precoce as atividades habituais.

CONTATO

Rafael Noronha Cavalcante

CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR

RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Atendimento:
 
CAVA - Centro avançado de cirurgia endovascular e radiologia intervencionista

Avenida Paulista 91, sala 909

Bela Vista, São Paulo

Contato:

Telefone: (11) 2096-5616

Celular/WhatsApp: (11) 94520-6697

Email: contato@cavaendovascular.com

CONSULTAS PRESENCIAIS OU POR TELEMEDICINA

AGENDE SUA CONSULTA POR TELEFONE, WHATSAPP OU EMAIL

  • Linkedin
  • Instagram