Aneurisma de Aorta Abdominal

 

Aneurisma é definido como a dilatação anormal de um vaso sangüíneo acima de 50% do seu diâmetro original. Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, sendo frequentemente observados na aorta, artérias cerebrais, ilíacas, poplíteas, vasos viscerais, entre outros.

 

Aneurisma de aorta abdominal:

 

A aorta é a principal artéria do organismo, responsável por levar o sangue a todos os órgãos e tecidos. Os aneurismas deste vaso ocorrem na maioria das vezes no segmento da aorta localizado abaixo das artérias renais.

É uma doença mais comum em homens acima dos 60 anos e alguns dos principais fatores de risco são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, história familiar, entre outros.

 

Geralmente não causam sintomas, o que dificulta o diagnóstico, realizado frequentemente por meio de exames de imagem de rotina ou solicitados para avaliação de outras doenças. Alguns pacientes podem apresentar queixas como massa abdominal pulsátil ou dor abdominal, entre outros.

 

A tomografia computadorizada é o melhor método para diagnóstico e avaliação. O diâmetro e a morfologia do aneurisma são alguns dos fatores avaliados para decidir o tratamento, pois predizem a probabilidade de rotura.

 

Qualquer suspeita de aneurisma de aorta deve ser avaliada pelo cirurgião vascular, devido o risco de rotura do aneurisma, com sangramento importante. Esta situação é extremamente grave e com taxa de mortalidade elevada.

No momento, há duas técnicas de tratamento, a cirurgia aberta e a cirurgia endovascular:

 

  • Intervenção aberta, onde há necessidade de uma incisão no abdome, interrupção temporária do fluxo na aorta por clampeamento e substituição da sua porção dilatada por uma prótese de tecido. É um procedimento de maior porte, relacionado a um tempo de internação mais prolongado.

 

  • Intervenção endovascular, técnica mais moderna e menos invasiva, onde é realizada a introdução de uma prótese por meio de punção ou dissecção das artérias femorais. É um procedimento com menor tempo de internação e retorno mais precoce às atividades habituais.

CONTATO

Rafael Noronha Cavalcante

CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR

RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Atendimento:
 
CAVA - Centro avançado de cirurgia endovascular e radiologia intervencionista

Avenida Paulista 91, sala 909

Bela Vista, São Paulo

Contato:

Telefone: (11) 2096-5616

Celular/WhatsApp: (11) 94520-6697

Email: contato@cavaendovascular.com

CONSULTAS PRESENCIAIS OU POR TELEMEDICINA

AGENDE SUA CONSULTA POR TELEFONE, WHATSAPP OU EMAIL

  • Linkedin
  • Instagram